25.7 C
Itapemirim
sexta-feira 26 abril 2024

Laboratórios do Idaf recebem acreditação do Inmetro para diagnóstico em suínos

Governo ESLaboratórios do Idaf recebem acreditação do Inmetro para diagnóstico em suínos


Na última semana, o Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) concedeu a extensão do escopo de diagnóstico dos laboratórios do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para a saúde de suínos, fortalecendo assim a posição da instituição como referência no Estado para análises de interesse agropecuário e agroindustrial.

A obtenção desse reconhecimento máximo não apenas atesta a qualidade técnica e de gestão dos laboratórios do Idaf, mas também o habilita a emitir laudos internacionalmente reconhecidos. Além disso, a acreditação qualifica seus ensaios para os credenciados na Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que já está em fase de concessão.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, esse reconhecimento coloca o Espírito Santo em posição de destaque no Brasil, beneficiando toda a cadeia agropecuária e da saúde pública, demonstrando a preocupação do Governo com o tema. “Após obtermos o credenciamento no Mapa, conseguiremos, por exemplo, realizar as análises das amostras de triagem da Peste Suína Clássica para apoiar o sistema de defesa agropecuária animal capixaba e também os nossos produtores e criadores”, explica.

Localizados em Cariacica, os laboratórios do Idaf são especializados em exames para diagnóstico da Anemia Infecciosa Equina (AIE), Peste Suína Clássica (PSC), Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS), raiva animal e da qualidade do leite. Receberam acreditação na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (CGCRE/Inmetro).

Laboratórios do Idaf

O laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Idaf realiza análises de contagem bacteriana total, contagem de células somáticas e determinação do percentual de gordura, proteína, lactose e sólidos totais e sólidos desengordurados em leite cru. Em 2023, foram realizadas quase 30 mil análises da qualidade do leite para produtores, laticínios e agroindústrias do ramo.

O laboratório de Diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina é referência no Estado do Espírito Santo no diagnóstico dessa doença, que afeta os equídeos. No ano de 2023, foram realizadas 1.240 análises de amostras de animais suspeitos.

Já o laboratório de Diagnóstico da Raiva é o único laboratório desse tipo no Espírito Santo, atendendo à toda demanda diagnóstica do Estado, incluindo secretarias municipais de Saúde, instituições de ensino e clínicas veterinárias particulares. São analisadas, gratuitamente, cerca de 1.100 amostras por ano de animais de produção por meio de notificações do produtor rural junto ao Idaf, além de animais de companhia e silvestres.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas